Saturday, December 27, 2008

Uma entrevista de Eduardo Barroso ao Sol de hoje

Uma entrevista de Eduardo Barroso ao Sol de hoje chamou-me a atenção:
Eduardo Barroso declara-se favorável às reformas de Correia de Campos e de Maria de Lurdes Rodrigues, a ministra da educação.

Concordo em que, eventualmente, o Ministro Correia de Campos teria razão em propor o fecho de algumas maternidades e serviços de urgência. Não tive, no entanto, acesso a estudos que fundamentam essa decisão e que estivessem em consulta pública prévia, e deveriam ter estado.

A mesma coisa para a famosa avaliação de professores de Maria de Lurdes Rodrigues. Terá sido desajeitada e porventura agressiva. A máquina que pretende controlar será porventura grande demais, e funcional mal demais (veja-se entre outros o caso constante de professores agredidos por alunos e não defendidos pelas DREN).

O problema em Portugal é que ninguém consegue reformar a Função Pública nem pô-la a trabalhar melhor. Todas as tentativas têm sido derrotadas, quer pelos sindicatos quer pelos meios de informação.

As reformas que têm sido tentadas consomem demais as pessoas para os resultados conseguidos e por isso não me entusiasmam.

O primeiro objectivo de cada governo deve ser pôr a Função Pública a funcionar devidamente.

Para se conseguir reformá-la adequadamente, são necessárias auditorias constantes, contar com a opinião pública, entusiasmar as pessoas de formas que ainda desconheço e utilizar em seu proveito, para modificar para melhor o estado de iliteracia e de carência em cuidados de saúde das nossas populações.

Para já eu considero dar um cheque ensino a cada família com crianças em idade escolar, para ser gasto onde fosse melhor (ensino público ou privado) e, porventura um cheque saúde para ser gasto em idênticas condições. Reduziria assim o peso destas máquinas de Estado, gigantescas e sujeitas a lobbyes.

1 comment:

Anonymous said...

Engana-se. Os estudos foram e estão publicados no Portal da Saude e estiveram em discussão pública muitas semanas, tendo tido muitas contribuições.

Rui Aguiar

 
Assine meu Livro