Sunday, January 11, 2009

Justiça de Salomão


JABALYA, Gaza, Jan 21 (Reuters) ...732 x 600 - 109k - jpgharmonicminor.com
Enquanto o massacre em Gaza continua (cerca de 900 palestinianos mortos contra 13 Israelitas),e enquanto se sucedem manifestações de apoio à população de Gaza por todo o mundo, algumas pessoas preferem a justiça de Salomão, isto é: vá lá, tanta culpa tem um como tem o outro; sejam amigos ou corto tudo ao meio.

Israel liquidou definitivamente a solução dos dois Estados, preconizada nos acordos de Oslo ao invadir sucessivamente a Palestina, fragmentando-a, impondo colonatos selvagens por todo o lado, tornando-a um país inviável.

Vejo duas soluções para o conflito:


Ou se volta à solução dos dois Estados, mais generosa para os palestinianos do que a dos acordos de Oslo, com revisão de todas as decisões anteriores da ONU, não respeitadas por Israel;

Ou um Estado só, com populações árabes, palestiniana e israelita, ocupando as regiões actuais de Israel e da Palestina, condenadas a entenderem-se depois de ter terminado o escandaloso apoio imperialista dos países ocidentais a Israel, como sucedeu com a bem sucedida experiência da África do Sul, onde os ódios imediatamente se calaram.

Este apoio é tão escandaloso que tem distorcido todas as resoluções da ONU, dado apoio económico e dado (ou fechado os olhos) às armas mais mortíferas de Israel (incluindo nucleares), destituído a Governação que tinha sido eleita para toda a Palestina (Hamas), e espalhado sobre o assunto a pior campanha de desinformação mundial dos último tempos.

Qualquer destas soluções implica, é claro, indemnização adequadas aos palestinianos por todas as terras roubadas, assassinatos e famílias destruídas.

É tudo o que posso dizer. O resto fala por si: 900 mortos, muitas crianças, contra 13, e por todo o mundo Israel acumula outra vez bem merecidos ódios.

Infelizmente esta questão é a pedra de toque de todas as ditas democracias ocidentais e das consciências individuais das pessoas de todo o mundo.

No comments:

 
Assine meu Livro