Sunday, April 06, 2008


O ALIADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

José Miguel Caldas de Almeida, à medida que lança uma cortina de fumo sobre os portugueses falando sobre a necessidade de aumentar o número de camas para psiquiatria, prepara-se para fechar o Hospital Miguel Bombarda.

Nem ele nem o governo dizem para quê. Talvez para fazerem um condomínio fechado, de luxo, com o busto desse médico na fachada.

Caldas de Almeida fala alegremente da necessidade de mais assistência enquanto fecha, em vez de transformar, as poucas camas psiquiátricas que existem.


O Professor German Berrios, convidado para o IV Colóquio Internacional de Psiquiatria de Braga, cita a experiência inglesa para defender a transformação, em vez do fecho, dos actuais hospitais.


Devemos torná-los mais pequenos e mais activos, refere, e é bem verdade para a situação actual portuguesa. Controlar muito melhor o trabalho que os psiquiatras e outros trabalhadores de saúde fazem e levá-lo s a modernizar-se e a defenderem instituições modermas e adequadas.

Caldas de Almeida, que:


1: Foi presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental
2: É Presidente do Conselho Nacional de Reestruturação da Saúde Mental, que reestruturou o anterior, e que acumulou, durante uns tempos, com o anterior
3: É Director da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
4 e 5: É Professor de 2 Cadeiras nessa Faculdade (Psicologia e Psiquiatria e Saúde Mental)
6: É Director do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Antigo Hospital de S. Francisco Xavier.

vai-se calando sobre o assunto.

No comments:

 
Assine meu Livro