Sunday, March 30, 2008




A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho promoveu em Fevereiro o IV Colóquio Internacional de Psiquiatria de Braga, com um debate sobre o encerramento dos hospitais psiquiátricos.

É de dar os parabéns a essa iniciativa, porque vários hospitais portugueses estão em risco de fechar brevemente, enquanto os respectivos directores fugiram sem uma palavra (Luís Gamito e José de Matos). O Hospital Miguel Bombarda é talvez o principal, em vias de s transformar talvez num condomínio privado no centro da cidade.

Caldas de Almeida fala alegremente da necessidade de mais assistência enquanto fecha, em vez de transformar, as poucas camas psiquiátricas que existem.

O Professor German Berrios, convidado para aquele colóquio, cita a experiência inglesa para defender a transformação, em vez do fecho, dos actuais hospitais.

Devemos torná-los mais pequenos e mais activos, refere, e é bem verdade para a situação actual portuguesa. Controlar muito melhor o trabalho que os psiquiatras e outros trabalhadores de saúde fazem e levá-lo s a modernizar-se e a defenderem instituições modermas e adequadas.


No comments:

 
Assine meu Livro