Monday, January 24, 2005

COISAS BOAS DOS ÚLTIMOS DIAS


Marçal Grilo “Público de 2005-01-24, defende um parlamento em Portugal com 150 a 180 deputados, parte dos quais eleitos em círculos uninominais.

Defende também que os reitores das universidades deveriam deixar de ser eleitos, e nomeariam directores de faculdades de modo a acabar com o espírito corporativo nas universidades. E as Faculdades deveriam ser impedidas, por lei, de contratar os seus próprios doutorados (como já se faz em Espanha).

Dever-se-á acabar com os mega-concursos nas escolas

Estrangeirados em Portugal (de fora mandam cá dentro)
Os piores são os do tipo D. Sebastião (lendas vivas que sugam a capacidade de iniciativa dos locais).
Depois vêm os de tipo António Vitorino e António Borges. Estão no estrangeiro e mandam no país. No segundo caso, por exemplo, não se lhe conhece nenhuma experiência governativa ou política em Portugal (muitas vezes a culpa não é deles mas de quem os está sempre a promover – não há festa nem festança em que não se convide a Dª Constança – diz Vitorino).
Depois vêm os professores reformados nos países do estrangeiro que arranjam um modo de vida em Portugal, tirando um lugar aos que cá estão e que sempre lutaram denbtro do país.

Saldanha Sanches (Expresso de 2005-01-22), contra a regionalização do país.

E por último este extraordinário analista que é Vasco Pulido Valente, que contrapõe o idealismo de Wilson, Kennedy e Bush (desastrosos) ao pragmatismo de Lincoln, Roosevelt e Truman (sensatos)



No comments:

 
Assine meu Livro