Saturday, November 06, 2004

O Público de ontem trazia já um comentário de Vasco Pulido Valente, recém-saído do Diário de Notícias, provavelmente para fugir à censura Santanista.

É uma festa ler de novo aquele que é, provavelmente, o melhor comentarista português. E lê-lo no Público. Não precisar de ir ao DN de propósito para o ler.

Neste seu comentário, sobre Geo-estratégia, VPV dá-nos de novo o seu melhor.

Sendo, provavelmente, conservador, VPV espanta pela concisão das suas ideias, pela sua capacidade de previsão, e pelo progressismo de muitos dos seus conceitos

Diz que Bush já perdeu a guerra do Iraque, que essa perda arrastará o Estado de Israel, os principados árabes e a casa de Saud da Arábia Saudita, e deixará o Médio Oriente à mercê de países extremistas e fundamentalistas, de que são um exemplo os sectores mais reaccionários do Irão.

Sem querer, os Americanos e seus aliados, já mataram 100.000 iraquianos, tudo para defender a liberdade. Os cadáveres desses iraquianos (esse subproduto da democracia dos Estados Unidos) deveriam ir para o lado do cemitério de Arlington, onde repousam os heróis americanos.

Diz ainda que, demonstrada a impotência americana, a doce vida como a conhecemos no “Ocidente” ordeiro e democrático, ficaria para sempre arruinada.

Isto é, os salários miseráveis e as condições de escravatura dos trabalhadores da China, Índia e Extremo Oriente, acabarão por prevalecer e reduzir os ocidentais a uma pobreza semelhante

Preparemo-nos e façamos o possível para modificar este cenário.

No comments:

 
Assine meu Livro