Sunday, March 20, 2011

Portugal foi um dos maiores e dos mais bem sucedidos países imperialistas do mundo

Portugal foi um dos maiores e dos mais bem sucedidos países imperialistas do mundo, com provável a maior desproporção entre a superfície e o desenvolvimento nacional e a das colónias possuídas no século XX

Esta foi a consequência das viagens de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e tantos outros.

Com particular capacidade para a exploração, corrupção dos outros e domínio acabou por tornar-se ele próprio, nos séculos 17, 18, 19 e 20, um parasita mesquinho, cobarde e prudente, corporizado nos insucessos da monarquia constitucional, da 1ª República, da ditadura colonialista de Salazar e Caetano, que, como sabemos, deu no que deu.

Só que o espírito de corrupção, compadrio, cunhas e tudo o resto continuam intactas, à espera do próximo Socrator, enganei-me. Queria dizer ditador.

Daí o seguidismo de da nossa classe política ( o seguidismo de quem é atrofiado, e o gosto que tem pelos tiranos (José Eduardo dos Santos, Chavez, Kadafi).

Alguma parte de Portugal escapa a esta caracterização? Escapa sim mas tem estado calada e silenciada.


1 comment:

Manuel Borges said...

Meu caro Domingos acho que deves acordar, pois continuas a sonhar alto,isto já não tem solução. Ou melhor tem mas drástica.Tem de se voltar completamente a página e colar para não deixar ver a anterior.A solução faz-me lembrar alguém que passou algum tempo em Mértola e pregava (?) doutrina que se aplica de igual modo agora, vista de um outro prisma.Porque não recomeçar? Abraço. Manel

 
Assine meu Livro