Sunday, December 27, 2009

As grandes teorias macroeconómicas para salvar países e regiões são simples, e devem estar ao alcance de qualquer pessoa.

José Sócrates continua agarrado ao Keynesianismo, esperançado que irá tirar Portugal da falência, mas é um Keynesianismo para os amigos porque é feito sem concursos.

A outra alternativa, muito mais adaptada ao estado actual do globo é o microcrédito, do Laureado Mohamed Yunus, que essa sim parece-me capaz de redifinir e de recuperar Portugal.

Curiosamente parece que agora são precisamente as grandes obras públicas que estão a arruinar as economias dos países desenvolvidos face às economias emergentes: nomeadamente despesas com a guerra, com a segurança social, com os subsídios de desemprego.

Vai ser preciso andarem a morder na terra durante mais uns tempos para que os povos e os governos dos países desenvolvidos compreendam isto.

A guerra é uma despesa pública dispendiosa e que fabrica inimigos para a vida. Depois do Vietname agora são os países árabes, num conflito muito mais perigoso que o do inimigo anterior.

Muitos das baixas e dos subsídios de desemprego e de inserção social deveriam ser convertidos em microcrédito.

No comments:

 
Assine meu Livro