Monday, April 27, 2009

Sobre o ensino de psicologia e psiquiatria

Um psiquiatra que acaba o internato de psiquiatria, para além de saber diagnosticar e medicar, deve saber fazer uma psicoterapia individual simples, uma abordagem familiar simples e uma abordagem de grupo simples.
Um psicólogo clínico que acabe a sua formação também deve saber fazer as três técnicas psicoterapêuticas referidas atrás.
Este ensino deve ser-lhes dado pela faculdade onde aprenderam e pelas instituições de assistência por onde passarem nos primeiros, digamos, três anos.
Mas a clínica está cada vez mais afastada do ensino, as faculdades formam investigadores em vez de formar clínicos, e depois o ensino clínico é entregue às sociedades científicas que muitas vezes exploram os seus formandos até mais não.
Exigem, por exemplo, 7 anos de formação para cada técnica, o que faz 21 para completar a formação nas três técnicas referidas acima, e exigem que o formando se sujeite ele próprio às terapias que elas ensinam.
Não estou a dizer que isto não seja necessário mas é muitas vezes exagerado, ritualizado e excessivo.
As sociedades científicas deviam existir para completar a formação universitária, investigar e evoluir, e não para se substituirem a ela.

No comments:

 
Assine meu Livro