Monday, April 13, 2009

Ecologia e Parques Naturais

A verdade é que em Portugal as pessoas não sabem o que devem fazer com os espaços naturais. Por exemplo, é verdade que é um crime construir o Freeport mas também é verdade que a zona onde ele foi construído, supostamente um parque natural, estava cheia de lixo (incluindo as ruínas da fábrica Firestone) e é uma zona degradada. Os Parques Naturais em Portugal confundem-se com zonas degradadas. São normalmente regiões cheias de lixo, de detritos humanos e onde não se pode mexer.

É preciso que os seres humanos consigam fruir dos parques naturais. Consigam limpá-los, utilizá-los de alguma maneira, senti-los como seus e interagir com os animais que lá habitam.

Isto pode indignar alguns puristas ambientais mas penso que é a única saída possível para salvar tantas espécies ameaçadas.

Ecoturismo, turismo sustentável, e uma espécie de desenvolvimento cruzado e complementar das espécie humana e animais, promovendo e restaurando as suas populações.

Isto para que a Amazónia não arda como arderam a Califórnia e a Austrália. Estes incêndios são também um sinal de descuido humano.

1 comment:

andrade da silva said...

Caro Domingos Neto

Como madeirense que nasceu no meio de flores, cães e gatos e sempre viu as serras limpas, e gozou as àguas não poluidas do mar,não posso deixar de estar mais de acordo consigo.

O modo como se tratam os jardins,os parques e a floresta revelam uma verdadeira regressão no desenvolviemto humano dos portugueses com reflexos directos na saúde e no bem estar,mas também no conforto geral.

Como podem estas coisas passarem completamente ao lado dos nossos politicos?

Porque não põe um texto sobre este assunto no bloghue aqui ao lado.

Abraço
asilva

 
Assine meu Livro