Monday, February 16, 2009

Breves

Em vez de Governos de esquerda ou de direita prefiro a designação de governos com preocupações sociais e ambientais

Chavez, depois de algumas medidas corajosas que fez no passado, pretende agora tornar-se num ditador vitalicio. Espero que não o consiga.

O PS é, por natureza, o partido dos compromissos. Abandonou a ideia do socialismo, que era inexequível, e faz alianças com toda a gente. Em Portugal acumulou um poder formidável, na máquina de Estado, na banca e em sectores fundamentais da economia, através de empresas públicas e do controlo de privados.

Até há socialistas liberais como Tony Blair, o homem do sorriso colado à cara, que propôs as maiores atrocidades com um sorriso nos lábios.

Para resolver a crise económica:
Nada fazer que prejudique as liberdades democráticas e a economia de mercado. Não se pretende acabar com as actuais economias de mercado mas melhorá-las.
Proponho e transparência completa das operações nos paraísos fiscais;
Uma taxa ecológica (que onere a compra de produtos estrangeiros onde não se respeite o ambiente. Este imposto reverte para produtos ecológicos).
Uma taxa de liberdades democráticas (que onere a compra de produtos estrangeiros onde não se respeitem essas liberdades. Este imposto reverte para ajudas internacionais sobre este assunto e para ajuda de cidadãos estrangeiros em Portugal).
A crise e o retorno à terra
Creio que nunca mais nada será como dantes no mundo, depois desta crise. Parece que o crescimento desenfreado d capitalismo acabou.
Assim, os 24 milhões de chineses desempregados que o governo ajudou a voltarem às suas terras preconizam movimentos semelhantes em todo o mundo. É mais útil e poupa no subsídio de desemprego. Significa também uma evolução e ao mesmo tempo um regresso às origens (mais evoluído do que dantes).
Em Portugal essa seria uma medida muito apropriada.

Psiquiatria e direitos humanos
Um dos vícios da psiquiatria portuguesa é atribuir a culpa aos pais dos jovens doentes (em todos os casos e não só nalguns) e aos familiares directos por exemplo dos alcoólicos e dos toxicodependentes.
Estas duas últimas doenças têm, segundo creio, uma base genética, e qualquer disfunção familiar agrava o problema. Agrava mas não é a causa.
Os familiares necessitam ser ajudados em vez de estigmatizados.

No comments:

 
Assine meu Livro