Thursday, November 13, 2008

Sócrates e o Partido socialista desiludiram-me definitivamente: com a história dos contentores de Alcântara; com a opacidade na informação da situação económica dos bancos e das medidas a tomar; com a forma proposta de avaliação de professores. Com a persistência da política do betão. Com o autoritarismo e a falta de ética.

Rui Rio parece-me, de entre os políticos conhecidos e actualizados, aquele que tem melhores condições para ocupar o lugar de futuro 1º Ministro:

Tem provas dadas de honestidade e determinação.

Começou a sua campanha eleitoral para Presidente da Câmara do Porto nos bairros de lata, junto da população portuguesa mais carenciada, e ganhou contra tudo e contra todos.

É realista. Não é como Manuel Alegre ou Louçã que preferem agravar a situação do país para salvarem demagogicamente as suas classes trabalhadoras.

Pode ser o dirigente de transição para uma política do futuro.


Está no entanto a ser sujeito a uma campanha violenta de desinformação e confundimento (por exemplo na questão do metro do Porto). O seu próprio partido não o defende nem o promove. Necessita ser ajudado por todos nós.

O próprio PSD só recuperará sob a liderança de Rui Rio, e Manuela Ferreira Leite pode ser uma ponte nessa recuperação.


4 comments:

andrade da silva said...

Caro Neto
Mas o que de importante fez o sr.Rio?

Rompeu com a subordinação da câmara ao Clube Futebol do Porto, o que foi positivo,mas mesmo assim com no seu feitio com tiques trauliteiros confundiu a sua raivazinha ao sr Pinto de Costa com a organização clube, e ao que parece mais não fez?

Para além dos tiques autoritários o que pensa sobre Portugal e o Mundo, ambas as coisas são um pouco mais que uma autarquia e os seus toxicodependentes.

Enfim como já acredito em tão pouca gente seria muito presunçoso da minha parte dizer quemj ulgo que seria o único governante de que o país precisa, smpre direi teria de ser honesto,decidido, mas intrinsicmente democrata, ouvir, cooperar e depois decidir com sabedoria, convicção, tranaparência.

Não seria o Sr. Rio. Em Portugal a questão não é de mais traulitada, mas sim de desenvolvimento humano e da democracia.
abraço
asilva

Anonymous said...

Caro Andrade e Silva

Rui Rio está tão embrulhado nos problemas do Porto e na guerra que lhe faz o PS, e os autarcas do PS da sua região, e está tão mal apoiado pelo seu próprio partido, que porventura não conseguirá sair a tempo nem airosamente desta situação.
Que se trata de um autarca de coragem, que começou a sua campanha eleitoral no Porto contra tudo e contra todos, e sem esperança nenhuma de vencer, acho que ninguém duvida.
Que conseguiu vencer ligando-se aos mais pobres dessa cidade, também acho que ninguém duvida.
Que não traiu a confiança que nele depositaram, também acho que ninguém duvida.
Que a guerra contra o clientelismo da gestão anterior da autarquia do Porto (Pinto da Costa) não foi despicienda, não tenho a menor dúvida.
Que lançou uma sindicância contra a corrupção nos seus próprios serviço, também é do domínio público.
O resto são enredos em que se viu metido, porque a política em Portugal tritura pessoas.
Assim como eu tive a coragem de dizer a pessoa que eu apoio, até prova em contrário, para a conjuntura actual, ou até que alguém melhor apareça, desafio-o a que faça o mesmo.
Os partidos tradicionais têm os dias contados, mas por agora em Portugal não há quem os substitua.
Obrigado pela sua crítica e pela oportunidade de debate.

Anonymous said...

ass Domingos Neto

andrade da silva said...

Caro Domingos Neto

Aceito e agradeço os seus esclarecimentos, e como sabe tenho por quem tem coragem a mais elevada das considerações que vai mesmo à amizade, louvo o Dr.Rui Rio por isso.

Louvo-o por não se submeter à lógica dos partidos. Concordo que estão esgotados, são meras máquinas de conquista do poder pelo poder, estão doentes e são como diz António Arnaud uns meros simulacros de democracia.

Então o que me separa do Dr. Rui Rio, primeiro desconheço que tenha travado essa luta pelos mais desfavorecidos, em segundo lugar em alguns casos que vieram a público, pareceu-me haver autoritarismo e arrogância, nomeadamente na área da cultura, obviamente que defendo que quando uma câmara é o principal financiador de uma actividade cultural a sua opinião e os interesses dos munícipes tem de ser considerado, sem haver uma grave e inaceitável limitação da liberdade criadora.

Devo confessar alguma ignorância quanto à actividade concreta do Dr.Rui Rio, mas o Neto com tão explicito apoio, de certeza nos há-de pôr a par das principais obras do Dr.Rui Rio, pessoalmente agradeço.

Como compreenderá por vezes vejo no Dr.Rui Rio um D. Alberto João, e este caso conheço eu muito bem.

Tenho lançado muitas solicitações a José Seguro, Ana Gomes, Manuel Alegre e outros para que mexam na estrutura do PS e ganhem os lugares aos neo-liberais, a mesma solicitação faço aos sociais democratas para que tragam o PSD para a social-democracia, de modo a que os liberais e neo-liberais defensores do capitalismo selvagem e o fascismo social formem o partido liberal e simultaneamente faço um apelo generalizado para que os cidadãos acorram aos partidos e afastem de lá as mais moedas. Apelo para 2009 a um reforço da esquerda do PS e a que saia um governo em 2009 de esquerda, republicano defensor da LIBERDADE, DA JUSTIÇA SOCIAL, DA SOLIDARIEDADE E DO MÉRITO.

Indicar uma pessoa para liderar a mudança, a minha miopia nãp permite ver neste momento ninguém, com quanto ao nível da esquerda do PS siga com muito interesse e tão próximo quanto possível a acção de Manuel Alegre, sem deixar de olhar para Carvalho da Silva e para o que possa ser a actividade do PCP e do bloco de esquerda.

Todavia o que verdadeiramente defendo seria que o povo português gerasse novas alternativas de mudança, isto é, um protagonista, um líder sincero, para a mudança, muito mais convicto e porventura consequente do que Obama vai ou poderá ser, mas isto é sonhar, porventura uma grande estupidez, porque contrário a toda a racionalidade. Todas as probabilidades de sucesso recaem no conservadorismo do PS e do PSD.

Sou um homem livre e apoiarei os protagonistas da Liberdade, da Justiça e do desenvolvimento.
Um abraço
asilva

 
Assine meu Livro