Sunday, September 23, 2007



A guerra dos Estados Unidos contra o Irão parece-me inevitável e o resultado imprevisível. Pensa Bush que iria proteger a retirada das tropas dos Estados Unidos do Iraque, na medida em que iria diminuir a influência Xiita na região. Mas Bush irá certamente enganar-se mais uma vez, porque irá defrontar um país aguerrido e disciplinado, que teve tempo de escavar túneis e de preparar a defesa. Se o fizer será um novo fiasco como foi a guerra de Israel contra o Hezzbollah. Como os Estados Unidos não gostam de fiascos poderiam ter a tentação de um envolvimento cada vez maior na região, que poderia terminar num conflito generalizado ou mesmo nuclear de dimensões catastróficas.

Muitos estadistas e analistas europeus e ocidentais não vêem esse perigo e põem-se perigosamente numa neutralidade de facto anti-islamista (como com essa patetice das caricaturas, que demonstram a supremacia da nossa civilização) ou ao lado dos Estados Unidos. Sarkozy parece ser um deles. Vasco Pulido Valente, lúcido e inteligente, mostra aqui o seu pessimismo e a sua costela de direita, ao chamar ao Islão uma civilização falhada. Falhada em quê e aonde? Na Indonésia? Na Índia? Em Marrocos? Na Turquia? Pobre Vasco, como se engana! Esta guerra, se for começada será mais um passo no declínio da liderança mundial dos Estado Unidos e da Europa. Do mundo dito ocidental.

Parece que cada guerra deixa o germe da seguinte: A criação do Estado Sionista em terra Palestina, a seguir à segunda Guerra Mundial, na esteira do arrependimento dos massacres de Judeus feitos pelos Nazis, pode preparar, qual ovo de serpente, o eclodir da terceira. O cinismo dos estadistas e analistas europeus ajuda isso.


No comments:

 
Assine meu Livro