Sunday, October 29, 2006



Resposta possível a Zaratustra

Eu não sou economista mas penso que uma maneira de espalhar o empreendedorismo pelo país e de o enriquecer, seria facilitar a constituição de pequenas empresas, um pouco como já se faz com o micro-crédito. Neste momento para constituir uma empresa, mesmo com o processo simplex, é precisa tanta papelada que, pessoas com pouca cultura nunca o conseguem. Além disso gasta-se tanto com contas e contabilistas, que os lucros deste tipo de empresas desapareceriam. Estas micro-empresas poderiam ser restaurantes regionais, produtores de produtos regionais, etc. Isto, se fosse feito a uma escala nacional, poderia salvar o país.

Sou contra subsídios directos ou indirectos para a constituição de empresas. Não é disso que estou a falar. Estou a falar de simplificar o processo de constituição.


A solução actual é trabalhar no mercado negro, ou fora com contexto comercial aprovado, o que empobrece Portugal e marginaliza as pessoas.


1 comment:

zaratustra said...

Estou de volta, ainda em fase de recuperação. Sobre a matéria eu concordo em pleno, o problema é, na verdade a trabalheira que dá a constituição de uma micro-empresa que seja. Mas o pior é que quem tem algum espírito empreendedor tem igualmente o desejo de enriquecimento rápido, o que não é possível. O caso do artesanato é significativo: os preços são astronómicos e na maior parte das vezes de artesanato não tem nada.
Tudo isto é complexo, mas o pior de tudo é que as medidas de contenção já deviam ter sido aplicadas desde o tempo de Mota Pinto. Mas não. Tornou-se um prazer desbaratar esta já débil economia, viver acima das posses e apresentarmo-nos como novos ricos da Europa. Claro que deu asneira e gastámos o que tínhamos e não tínhamos, sendo que hoje estamos aaplicar de uma só penada aquilo que podíamos e devíamos ter aplicado nos últimos 20 anos e claro que daqui d'el-rei que estamos aflitos

 
Assine meu Livro