Monday, October 09, 2006

A honestidade e a ética em política compensam. Que o digam as recentes eleições do Brasil e a não passagem de Lula da Silva à primeira volta.

Pré condições

Pré-condições para os países ricos acabarem com o cultivo de coca e heroína no mundo: acabarem com o seu próprio proteccionismo à agricultura.

Pré-condições para acabarem com o terrorismo e o fundamentalismo islâmico: acabarem com a enorme injustiça do proteccionismo a Israel.

Pré-condições para melhorar Portugal: investir em indústrias básicas como alimentação, culinária, turismo, educação, saneamento e interesse pelas pessoas. Isto aumenta a auto-estima dos portugueses, é eficaz, e prepara voos mais altos

3 comments:

zaratustra said...

O problema em Portugal é que esse tipo de investimento tem de ser feito pelo Estado, porque os privados querem é investir em negócios onde investem de manhã e têm lucro à tarde.
Os sectores cujos lucros não são imediatos não interessam aos investidores nacionais e aos estrangeiros também não.
Convenhamos ainda que existe muito investimento que só se realiza na perspectiva dos subsídios e outras contrapartidas do Estado.
O investimento que se realiza no nosso país só acontece porque o Estado apoia. É um investimento subsídiodependente.
Arriscar propriamente dito é um acto desconhecido para quem tem possibilidades financeiras para o fazer.

Domingos Neto said...

Zaratustra, obrigado pela sua atenção ao meu blogue. Sabe bem, depois de tanto silêncio.
Talvez não se trate necessariamente de um investimento de Estado mas da definição de uma política de investimento. Em vez de se investir em tecnologia de ponta investia-se no básico: na comida, na limpeza, na produção local, com o apoio e o direccionamento do Estado, é claro

zaratustra said...

ultimamente isto está complicado e, por isso, nem sempre posso dar o acompanhamento correcto e diário. Se for ao meu blogue percebe

 
Assine meu Livro