Monday, July 24, 2006

A propósito do conflito israelo-árabe as soluções da ONU nem sempre foram justas, porque foram dominadas pelos países mais ricos e mais poderosos do planeta. Provavelmente terão de ser refeitas e modificadas.

Um grande erro dos fundamentalistas islâmicos é a inexistência de um estado laico e a ausência de separação entre a igreja e o Estado. Nisto a Turquia e todos os estados laicos de países islâmicos levam a melhor.

Mas nem todos os islamistas são fundamentalistas

E nem todos os islamistas são terroristas. Apenas um número muito reduzido de combatentes islâmicos. Por exemplo, em meu entender, os membros do Hamas não se têm comportado como fundamentalistas nem terroristas. Se defenderem a separação entre a Igreja e o Estado deixam de ser fundamentalistas.

Muitos dos que se fazem explodir não são terroristas mas apenas Kamikases, como tem sido prática em todas as guerras, nomeadamente com os kamikases japoneses na 2ª guerra mundial.

Deviam procurar objectivos militares e não civis. Mas quem mata mais civis? Os soldados americanos, os israelitas ou os supostos bombistas suicidas islâmicos?

No comments:

 
Assine meu Livro