Sunday, October 12, 2014

O Estado Islâmico e o Vírus Ébola, ou os Anni Horribiles da Europa e dos Estados Unidos


Depois de 600 anos de hegemonia da Europa e dos Estados Unidos, de  colonização de África e de domínio sobre os outros Continentes o que nos resta?

A complexa e cara organização social dos países democráticos aparece posta em risco por ditaduras onde se permite o capitalismo mais desenfreado e sem regras (China, Rússia, muitas ditaduras de África e do Médio Oriente, onde um Estado mais barato escraviza a população e coloca no mercado produtos muito mais baratos e mais competitivos.

O falhanço na ação civilizadora dos povos de África produziu populações esfomeadas, sujeitas a ditaduras ferozes, que comem alimentos envenenados que poem em causa a saúde no nosso planeta.

A última guerra no Iraque e a do Afeganistão provam que a democracia não se constrói com bombas nem com tiros de metralhadora. Pelo contrário, estas ações produzem Monstros bem piores do que Saddam ou Assad.

Esta civilização complexa e cara, que não consegue proteger a cidade de Kobani, erradicar o Ébola na sua origem, criando condições de vida decentes para os habitantes da África sub-sahariana,  nem salvar os orangotangos, rinocerontes ou Koalas, será uma civilização que não conseguirá sobreviver, a menos que muito consiga mudar, por dentro e por fora de si própria.

No comments:

 
Assine meu Livro