O grande problema de Israel não é Israel. Belicistas sempre houve em todo o lado. O grande problema de Israel é o apoio que o Estado americano lhe dá, nomeadamente, e que corre o risco de transformar a ONU numa espécie de Sociedade das Nações, e corre o risco de precipitar uma terceira guerra mundial.
Se cessasse o apoio bélico, monetário e institucional do estado Americano, Israel seria obrigado a fazer as pazes com os seus vizinhos árabes, por muito que isso lhe custasse
Israel assenta numa colonização frustrada. Enquanto a colonização dos seus mentores americanos foi bem sucedida (os índios foram todos mortos) Israel não conseguiu matar os seus vizinhos árabes. Pelo contrário defrontou-se com uma civilização estabelecida e milenar, que não se deixa matar de um momento para o outro.
Embora não tenham os conceitos de democracia das sociedades ocidentais, trata-se de uma civilização que não se deixa matar de um momento para o outro. Pelo contrário, enquanto persistir esta luta, que já dura há mais de 2000 anos, haverá muitos mortos mas não haverá definitivamente vencedores nem vencidos.