Monday, April 11, 2005

Nicolau Santos, no Expresso de 2005-04-09 comenta, em meu entender bem, a situação económica mundial. Sem lugar para optimismos. Sugere que o petróleo pode subir até 105 dólares o barril.
Isto deve-se ao esgotamento de algumas reservas, ao aumento de consumo e ao facto da China estar a entrar no negócio, como uma consumidora insaciável, que aumentou as suas compras em 2004 em 35%, sendo responsável por 8% do consumo mundial e por 1/3 do aumento de procura.
Por outro lado a oferta de petróleo já não é exclusivamente controlada por multinacionais (as 7 irmãs, mas por muitas companhias nacionalizadas, pertencentes a países produtores.
Neste sentido, a Agência Internacional de Energia sugere medidas drásticas de poupança de combustível, e os países da Europa preparam-se para terem um ritmo de crescimento de 1,6%, muito mais baixo do que o inicialmente previsto.
Energia eólica e energia solar, recuperar atrasos e tempos perdidos são, a par de poupança, as prioridades para este momento em Portugal, para não perdermos nem a competitividade nem o conforto a que nos habituámos ao longo de decénios.

No comments:

 
Assine meu Livro